Agroplan



Federarroz participa de audiência pública em Brasília

Data: 31/08/2009

O presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do RS - FEDERARROZ, Renato Caiaffo da Rocha, nesta quarta-feira, em Brasília, de Audiência Pública promovida pela Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na qual haverá a apresentação do endividamento do setor rural brasileiro, por proposição do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS).

A Federarroz apresentará as causas e fatores do endividamento do setor arrozeiro do Rio Grande do Sul, como a falta de acesso ao crédito, assimetrias do Mercosul, pesada carga tributária, alto custo de produção, deficiência na armazenagem, dificuldade de acesso aos mecanismos de comercialização e queda dos preços na safra, entre outros. Também fará proposições de ajustes na atual política agrícola dirigida ao segmento.

A entidade também solicitou audiências com a Secretaria de Política Agrícola, do MAPA e com a presidência da Confederação Nacional da Agricultura. No MAPA será cobrada a liberação dos recursos, já confirmados pela Fazenda, para as antecipações das opções e definição do cronograma dos próximos leilões de opções e de PROP.

Com a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, Renato Rocha buscará apoio para as demandas do setor arrozeiro gaúcho, que lhe foram entregues em Alegrete/RS em sua última visita ao Rio Grande do Sul.



Fonte: Federarroz